segunda-feira, 7 de setembro de 2009

VENCENDO O MEDO


“Por isso, o SENHOR Deus diz: “Estou colocando em Sião uma pedra, uma pedra
preciosa que eu escolhi, para ser a pedra principal do alicerce. Nela está escrito isto: Quem tem fé não tem medo” Isaías 28:16

Introdução:


Há dois tipos de medo: o medo positivo e o medo negativo. O medo positivo é uma barreira natural do ser humano, é uma defesa contra as agressões externas, sejam elas físicas ou psíquicas. É uma proteção, um mecanismo utilizado para garantir nossa sobrevivência. Exemplos: medo do choque, medo dos animais selvagens, medo de altura, etc. Isso é bom, pois do contrário teríamos muita gente mutilada. No entanto, hoje vamos nos ater ao medo negativo.

Transição:


De acordo com o texto básico quem tem fé não teme. Sendo assim, podemos dizer que o medo é uma fé contrária – crendo que o pior vai acontecer, ou que algo tão almejado não será alcançado. Por que não conseguimos acreditar, ter 100% de certeza que vamos conseguir o que queremos? É o medo. Medo de nos decepcionarmos; medo de não conseguirmos e ficarmos tristes depois. Então se temos medo, é porque não confiamos, e consequentemente temos uma resistência,
que irá dificultar nossa conquista. Esse tipo de medo precisa ser removido da nossa vida, pois é prejudicial a alguém que quer conquistar o melhor na vida.


I. Paralisa e enfraquece – Mc 4:40


· O medo pode ser um dos aspectos mais debilitantes da vida; ele paralisa ou incapacita as pessoas, privando-as de amor, de alegria e de uma vida de grandes realizações. O medo é o assassino principal da auto-estima; pode impedi-lo de viver todo o seu potencial.


· O medo é o contrário da fé - o medo aprisiona, a fé liberta; o medo paralisa, a fé dá poder; o medo desanima, a fé encoraja; o medo debilita, a fé cura; o medo torna inútil, a fé torna útil.


· Somente a fé nos faz romper as barreiras e conquistar, Mc 9:23 “E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”.


II. É fruto da falta de conhecimento – Mt 22:29


· A ignorância é a genitora do medo — somos dominados pelo medo quando ignoramos os fatos, o amor de Deus e as revelações firmes da Palavra de Deus. Nós somos suscetíveis ao medo do que não conhecemos. É fácil ficar intimidado pelo desconhecido, por pessoas, lugares ou experiências que são diferentes das nossas. Se você deixar, o medo devastará o seu presente e destruirá o seu futuro.

· Isso aconteceu com um dos principais profetas de Israel: Elias, num período de temor, usou como justificativa o argumento de que somente ele havia restado como fiel ao Senhor, mas isso não era a verdade, pois o Senhor lhe disse “ainda tenho sete mil que não dobraram os joelhos a
baal” (1 Rs 19:18).


III. Pode ser vencido pelo confronto – Pv 24:10


· Você precisa confrontar o medo diretamente – Jesus advertiu seus discípulos dizendo-lhes: “porque sois tão tímidos, ainda não tendes fé?” Você precisa concentrar sua atenção em Deus e em seu amor, poder e promessas para lhe ajudar. Sl 55:22 “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado”.


· Vamos fazer como Augusto Cury, que afirmou: “Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: Não tenho medo de vivê-la”.


· Muitas pessoas podem ter uma boa idéia para um negócio, e o conhecimento necessário para executá-lo, mas ficam paralisadas pelo medo e nunca tomam uma atitude. Arrisque e se surpreenderá. Davi se arriscou e venceu Golias que paralisava o povo de Isarel.

Conclusão:

Não nos deixemos vencer pelo desânimo e sentimento de derrota: “O Senhor é minha luz e minha salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é quem defende a minha vida; a quem eu temerei?” (Salmo 27:1). Diante dos nossos inimigos e das coisas que nos ameaçam está o nosso Deus, que é fiel e cumpre suas promessas. Isaías 12:2 “Deus é o meu Salvador; eu confiarei nele e não terei medo. Pois o SENHOR me dá força e poder, ele é o meu Salvador”.

Pr. Wanderley da Silva – IPR de São José-SC

Nenhum comentário: