segunda-feira, 31 de maio de 2010

OS OLHOS REFLETEM NOSSA ALMA

Uma das personagens mais transparentes da Bíblia é Pedro, ele reflete a carne nua do pecador perante Deus. Pedro é tão atual, que quando lemos a sua história na bíblia, rimos da suas peraltices, mas é como se estivéssemos diante do espelho.
As suas explosões de polaridades, durante o seu processo de amadurecimento, realçam em nós uma identidade com Pedro, de luta de identidade com Cristo.

No livro de (Lucas 5:8), ele expressa uma palavra que permeia sobre o que queremos trabalhar neste texto, Pedro fala “ ..... Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador.” Depois de uma pesca maravilhosa, onde o Senhor Jesus faz um maravilhoso milagre, Pedro é iluminado pela Luz do mundo, e quando essa Luz entra no interior da pessoa, ela revela o que estava velado. Pedro enxerga sua própria condição, a luz de Cristo mostra as cavernas da obscuridade do caos no homem.

Não existe Salvação sem Revelação. Pedro é revelado, eis aí a revelação ... “ Sou um pecador “... A Salvação existe no mundo de pessoas que tomam uma atitude diante de Deus, onde assumi sua verdadeira posição, não é à toa que o próprio Pedro cita em sua carta em (I Pedro 5.6) “ Humilhai-vos perante a potente mão de Deus....” Humilhação é revelação, Humildade é a expressão mais significativa de Humanidade. Salvação é dom gratuito de Deus, mas temos que saber receber, crendo em Jesus, e crer em Jesus é uma posição de identidade com Cristo.

Pois é devido a esta questão que Pedro expressa tanto no evangelho de Lucas como em sua carta, a atitude de uma posição. Não podemos enfatizar o lado humano do cristão e de transparência, sem primeiro falar de atitude e reconhecimento. Para entender o lado humano, é preciso antes de tudo olhar para si, mergulhar nos recônditos da alma. Para alcançarmos os mais altos níveis de conhecimento espiritual, é preciso descer no mais profundo das nossas almas.
Quando Jesus diz no livro de (Mateus 7.5) “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.” Ele estava fazendo um convite para que adentremos no nosso mundo interior e olhemos para nós, antes de querer olhar para o irmão do lado.

Muitos hoje em dia fazem isso mesmo, querem esconder suas falhas, apontar os erros do irmão. Tirar a trave do teu olho é olhar para si mesmo. Estamos tecendo nossas máscaras com os fios da negligência espiritual. O pior cego é aquele que não quer enxergar!

Quando a Bíblia expressa em (João 4.24), que Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade... também estava expressando que para ser um autêntico adorador de Deus é preciso ser verdadeiro, sincero. Pessoas verdadeiras não mentem, não mentem pra si mesmo.

Enxergar sua humanidade, enxergar seus limites, enxergar sua pecaminosidade, enxergar seus defeitos e assumi-los é ser verdadeiro e apto para começar a ser um verdadeiro adorador. E a pergunta é essa ? Quem é o intruso? E a palavra intruso aqui denomina causador de brigas e desequilíbrio, e intruso também expressa desconhecido, expressa sem laços de intimidade.

Quando o homem desconhece a si mesmo, ele trata a si mesmo como estranho. Falta de identidade é isso. Não corra para longe, entre por aqui, nas escadas do entendimento, desça pra o sótão da alma, Deus quer um encontro com você ali! Não adianta fugir, Jesus precisa curar as feridas, mas toda a cura requer dor de cicatrização, e descer ao sótão, causa dor.

E tem algo não resolvido dentro de cada um de nós que Jesus quer resolver. O intruso precisa ser convidado a se revelar, tirar a máscara, você pode reparar que o intruso da imagem estava de máscara, e tirar a máscara significa encontro, encontrar o medo.
A transparência no olhar é a virtude mais digna de um homem e mulher que quer ser segundo coração de Deus. Pintar a alma de transparência é seguir o que Jesus disse, em (Mateus 7.4) “ E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho?”

CONCLUSÃO

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas... Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão” (Mateus 6.22,23).

Nossos olhos refletem o estado em que nossa alma se encontra, quando o porão do nosso interior encontra-se sujo, apagado e sem brilho, estaremos refletindo em nós perante as pessoas, a nossa ferida interior.

Devemos tratar então de nossa alma, de tudo aquilo que faz que estejamos em trevas, para que só assim possamos refletir o caráter de Cristo em nós, só poderemos chegar a esse patamar quando tirarmos toda a sujeira de dentro de nós.
p/ Marcelo de Carvalho Araújo
CPPC/SP

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O CLAMOR DE UM NECESSITADO

Gostariamos de sugerir (para uma melhor compreensão do texto), a leitura das passagens paralelas do texto de (Lucas Mt 20.29; Mc 10.46). Quantos cegos estavam presentes neste episódio, em Jericó? Será que temos aí uma contradição bíblica?

Na verdade, o que existe nestes textos correlatos não é uma contradição, mas sim uma informação complementar. A idéia que os textos nos passam é que havia mais de um cego, porém, Bartimeu protagonizou o diálogo e recebeu conseqüentemente a cura do Cristo.

O que você considera como cegueira? A falta de um nervo ótico sadio, ou em um sentido mais amplo, a incapacidade de ver? Essa pergunta se torna pertinente, pois dependendo da resposta, o número de cegos muda consideravelmente. Afirmamos isto nos valendo do dito popular:
“o pior cego é aquele que não quer ver”.

Bartimeu é qualificado, obviamente, dentro da primeira classe de cegueira (a física), porém, se levarmos em consideração a capacidade de “enxergar”, aquelas coisas que estão para além da capacidade física, coisas que só podem ser visualizadas com a alma, então Bartimeu estaria mais próximo de outro dito da sabedoria popular: “quem tem olho em terra de cego, é rei”, ao qual nós talvez acrescentariamos que, se não é rei, ao menos se torna filho do Rei.


O texto declara que “ele estava assentado junto do caminho, mendigando” (v. 35), o que dentro da realidade sócio-cultural da época nos leva a concluir que, sua condição era de alguém marginalizado, excluído, e para o pensamento religioso judaico, era um “amaldiçoado” por Deus (Jo 9.2). Mas mesmo estando à beira do caminho, abandonado por tudo e por todos, quiçá até por Deus (segundo o pensamento da época), seu desejo de encontrar um caminho para a vida era tão intenso, que o Caminho o encontrou, para mudar a sua vida definitivamente (Jo 14.6).

Suas palavras ao se aproximar de Jesus revelam que, apesar de ser cego, enxergou com nitidez a obra de arte que Deus pintou em Cristo, percepção de quem foi adestrado pela vida, e que mesmo em trevas, estava aberto para a visitação da “Luz do Mundo”
(Jo 8.12).

Ele disse: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Com esta frase, ele expressou algumas verdades latentes na sua alma, como por exemplo, o reconhecimento que Jesus era o Messias que viria da linhagem de Davi, coisa que muitos fariseus não conseguiram crer apesar de verem os sinais que por Jesus eram realizados e o conteúdo de suas palavras que expressavam o “espírito” da Lei.

Outro fato que percebemos em sua declaração, é a perspectiva pela qual ele se aproximou de Jesus, sem negociações a fazer, sem mascarar os seus interesses, sem esconder as suas limitações, apenas clamando por compaixão, que é o sentimento que viabiliza todas as bênçãos de Deus para a humanidade.

O dicionário define compaixão como sendo “pesar que a desgraça ou a dor de outro despertam em alguém”, o que nos remete a um raciocínio muito simples: se este sentimento ainda habita nos corações dos homens (ainda que cada vez mais raro!), o que dizer de um Deus que é Pai, e um Pai que é Amor, ao ouvir um filho seu clamar por compaixão (Lc 11.11-13; I Jo 4.16)?

E por último, Jesus condiciona o milagre à autenticidade da fé de Bartimeu (v. 40), pois quando a fé não é apenas uma arma da mente ou produto de uma confissão vazia de significados, mas sim a afirmação do que está no coração, então imediatamente os nossos olhos se abrem
(v.42).

Até esta altura o povo estava atrás de Jesus (mas não o seguia), ouvindo seus ensinamentos (mas não guardando suas palavras), olhando na direção de Jesus (mas sem vislumbrar a presença de Deus). Mas diz o versículo 43: “e todo o povo vendo isso, dava louvores a Deus”.

CONCLUSÃO

Bartimeu era cego, cheio de limitações vivendo a margem da sociedade, sentia-se o pior, humilhado, rejeitado, era portador de uma deficiência física, mas pior do que a enfermidade física, eram as limitações que sofria em seu interior, sua alma estava abatida esmorecida, ferida pois vinha sofrendo várias afrontas.

O fato de ser um miserável, cego e pobre não o impediu de despojar-se do orgulho levando-o assim a se humilhar perante o Senhor Jesus.

Ele necessitava de uma cura física e sabia no seu intimo que ao ser curado fisicamente, estaria também sendo liberto de sentimentos que enfraqueciam e abatiam sua alma.

Por mais que as pessoas o mandassem calar, mais ele clamava pelo Senhor, ele necessitava ser socorrido sabia que para ser visto e atendido necessitava clamar e pedir socorro.

Não olhando para as suas limitações, Bartimeu continuou com o firme propósito de clamar ao Senhor, não atentando para os sentimentos de dureza de coração dos opositores, egoísmo, resistência, soberba, orgulho, e perseguição.

Bartimeu humilhou-se, pois a única forma de chamar a atenção do Mestre era gritando: Jesus Filho de Davi... têm compaixão de mim.

E nós quantas vezes temos nos humilhado perante ao Senhor e clamado deixando de lado todos os preconceitos e amarras que nos prendem? Pense nisso!

O milagre na vida de Bartimeu ocasionou outro milagre em Jericó:

“A cura do mendigo sem-vista, serviu para curar um povo sem-visão”.

A HUMILDADE

A humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.

Humildade vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra".

Se diz que a humildade é uma virtude, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta.

Ela torna as virtudes discretas, despercebidas de si mesma.

A humildade não é depreciação de si mesmo, não é ignorância com relação ao que somos, mas ao contrário, se tem conhecimento exato do que não somos. Se apresenta com humildade, sem que a vaidade se manifeste.

Podem-se encontrar diferentes graus de humildade, como também falsas humildades, pode-se ser humildade em breves momentos, ante algo que nos parece grandioso.

São falsas humildades: Aqueles que se rebaixam ante os outros querendo parecer humildes, porém estão cheios de ressentimentos, inveja ou ambição.

Outra falsa humildade é não reconhecer ou não acreditar em seu real valor e se sentir inferior, pode até possuir humildade porém se inferioriza a tal ponto ante seus semelhantes, sentindo grande sofrimento em seu interior, este ser não respeita a sua dignidade.

1 -Ter humildade não significa ser servil.

2 -Ter humildade não é signo de fraqueza.

3- Pode-se ser humilde sem se depreciar ou reconhecer os valores de cada um.

Mas, a verdadeira humildade, é aquela que o homem tem consciência e possui uma convicção do que ele é, da sua capacidade, da sua força ou da sua fraqueza, compreende a sua inferioridade, reconhece seus limites mas, não sofre por isso, se esforça e trabalha para ser melhor e procura constantemente seu aperfeiçoamento físico, moral e espiritual.

Ser humilde é saber ir até o ponto de não interferir nos outros, ser humilde é não entrometer-se na vida dos outros.

Esta humildade, esta consciência, este sentimento se adquire lentamente pelo trabalho interior ou pode ser provocada pelo recolhimento da existência de algo superior em nós mesmos, reconhecer a grandeza de Deus, o Ser Supremo, das suas Forças Universais ou das leis que as regem, ante essa compreensão e reconhecimento interior há humildade, reverência à grandeza do Criador.

A verdadeira humildade sempre está acompanhada de outras virtudes: caridade, misericórdia, amor, verdade e compaixão.

O Mestre Jesus deixou-nos grandes ensinamentos de humildade: Ao lavar os pés dos seus discípulos, assim como nos ensinou o amor ao próximo e a caridade, quando se comovia com o sofrimento dos pobres.

Suas bem-aventuranças são os humildes que alcançam o Reino dos Céus, humildes no coração, nos sentimentos e na alma.

O homem pode nascer com tendências à virtude da humildade, pode nascer humilde, como também pode trabalhar para adquiri-la.

A humildade é uma virtude que atua sem ilusão, sendo guiada pela razão. Um bom conhecimento teórico da humildade favorecem o aprofundamento nesta virtude assim como também o conhecimento exato de nossas limitações.

A humildade produz no interior do homem alegria, paz e serenidade, todo o ser tem conformidade do que ele realmente é e se sente satisfeito em sua fraqueza.

A força da virtude está na alma. Devemos afastar o orgulho, a vaidade, a prepotência e o egoísmo, tal como disse Davi em seus Salmos: "Oferecendo o arrependimento ao Senhor, de nossas faltas, seremos melhores". É neste ser que encontramos eloqüente expressão de humildade a virtude que o coroou com majestade.

Quando Deus disse a Davi que Ele o tinha escolhido para ser rei, Davi prostrou-se diante de Deus e exclamou: "Nada fiz de merecedor, todas as minhas realizações foram inteiramente as Tuas ações".

VERSÍCULOS SOBRE HUMILDADE NA BÍBLIA

O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade.
Provérbios 15:33

e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.
Mateus 18:3

Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Romanos 12:3

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, ...
Colossenses 3:12

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, ...
1 Pedro 5:6

O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida.
Provérbios 22:4

as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne.
Colossenses 2:23

Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,...
Colossenses 2:18

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, etc...
Colossenses 3:12

com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Efésios 4:2

O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade.
Provérbios 15:33

porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada.
Lucas 1:48

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Filipenses 2:3

Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade.
Provérbios 18:12

servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram;
Atos dos Apóstolos 20:19

Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
1 Pedro 5:5

terça-feira, 25 de maio de 2010

JEFTÉ UM LIDER COM MARCAS PROFUNDAS

Analisaremos um personagem bíblico importante, cuja história não passa despercebida, não por causa das suas virtudes, das suas conquistas ou de qualquer característica louvável de sua personalidade, mas por causa de suas ações inconseqüentes, insensatas, irresponsáveis. Fruto de uma personalidade descom-pensada e ferida.

Estamos nos referindo a Jefté, um dos juízes do povo de Israel. Portanto, o crédito desta mensagem é do Espírito Santo. A história de Jefté está registrada no livro dos (Juízes capítulo 11).

Desde a morte de Josué, sucessor de Moisés, até a escolha de Saul como rei, o povo de Israel foi governado por 16 juízes: OTNIEL, EÚDE, SANGAR, DÉBORA, BARAQUE, GIDEÃO, ABIMELEQUE, TOLA, JAIR, JEFTÉ, IBSÃ, ELOM, ABDOM, SANSÃO, ELI e SAMUEL.

O que faz Jefté destacar-se dos outros juízes? A sua obsessão pelo sucesso. A coisa era tão forte que numa das suas campanhas de guerra, ele fez um voto a Deus: “Se o Senhor fizer com que eu vença os amonitas, eu sacrificarei aquele que sair primeiro da minha casa para me encontrar quando eu voltar da guerra. Eu o oferecerei em sacrifício a ti”.

Que tipo de pessoa faz um voto imprudente como esse? O que o motivava a pôr em xeque a vida de alguém da própria família? Que vitória pessoal compensaria a morte de um ente familiar?

Para compreendermos Jefté, precisamos ir aos bastidores da sua existência, e descobrir a origem de seu desequilíbrio psicoemocional. Todo problema tem uma causa. Vejamos qual a causa do desequilíbrio de Jefté. (Juízes 11.1):

Jefté, da região de Gileade, era um soldado valente. O seu pai se chamava Gileade, e a sua mãe era uma prostituta. Temos aqui duas realidades, dois pratos de uma balança: No primeiro prato, temos:

(a) um homem nascido em Gileade (a terra do bálsamo; um lugar abençoado e conhecido como “lugar da saúde”).

(b) um soldado valente; um grande guerreiro; um homem com um potencial tremendo de liderança. No segundo prato, temos um porém: (a) ele era filho de uma prostituta. É neste porém que a vida de Jefté se descompensa.

E conforme podemos observar ao longo de todo o (capítulo 11 de Juízes), todas as ações de Jefté, todas as suas escolhas e decisões giram em torno deste “porém”. “Jefté estava debaixo de um terrível legado de rejeição e imoralidade.

Um homem maldito e discriminado. Literalmente, era a expressão da vergonha do adultério do pai e da prostituição da mãe. O texto prossegue mostrando o desenrolar do trauma de Jefté: (Juízes 11:2-11).

“A esposa de Gileade também teve filhos. Quando cresceram, eles expulsaram Jefté, dizendo: – Você não vai herdar nada do nosso pai porque é filho de outra mulher. Jefté fugiu dos seus irmãos e foi morar na terra de Tobe. Lá alguns homens ordinários se juntaram a ele, e andavam juntos. Algum tempo depois os amonitas foram guerrear contra o povo de Israel.

Quando isso aconteceu, os chefes de Gileade foram buscar Jefté na terra de Tobe e disseram: Venha com a gente e seja o nosso chefe na guerra contra os amonitas. Jefté respondeu: – Eu sei que vocês me odeiam; e odeiam tanto, que me fizeram sair da casa do meu pai. Como é que vocês vêm me pedir ajuda, agora que estão em dificuldade?

– Nós viemos falar com você porque queremos que comande todo o povo de Gileade na luta contra os amonitas! – responderam eles. Jefté disse: – Se me levarem de volta para casa a fim de lutar contra os amonitas, e se o Senhor Deus me der a vitória, eu serei o governador de vocês. Está certo? Eles responderam: – Sim.

Nós faremos como você diz. O Senhor é a nossa testemunha. Aí Jefté foi com os chefes de Gileade, e o povo o colocou como governador e chefe. E em Mispa, na presença do Senhor, Jefté fez o povo jurar que faria tudo o que havia sido dito.”

Além da vergonha, Jefté teve ainda que lidar com a rejeição: primeiro dos irmãos por parte de pai, depois dos líderes da cidade. Neste ponto já podemos entender por que “bem estar familiar” não era uma preocupação para Jefté porque ele não sabia o que era isso.

Mas o problema de Jefté não estava circunscrito a um traumazinho familiar, mas a um terrível drama existencial calçado num profundo sentimento de rejeição que diuturnamente golpeava a sua alma. Não deixemos de ver a indiferença do pai de Jefté diante de todos os dramas vividos por ele.

Enquanto Jefté sentia as conseqüências da imoralidade do pai, este nada fazia para pelo menos amenizar a sua dor, aumentado assim o seu drama: Pois além da rejeição ativa dos irmãos, ele ainda tinha que lidar com a rejeição passiva do pai. Jefté foge. Vai embora de casa. Abandona o lar.

Abertamente, responde a rejeição com rebelião. Ao fugir do linchamento emocional, Jefté leva consigo a dor da rejeição. A fuga é o escape dos que perderam a capacidade de lutar. Jefté vai para Tobe. A terra da orfandade; lugar para onde iam os renegados, os marginalizados. Os homônimos se atraem.

“lá alguns homens ordinários se juntaram a ele, e andavam juntos”. Algum tempo depois, diz a Bíblia, os líderes de Gileade se viram diante de uma guerra contra os amonitas e, como não dispunham de liderança militar corajosa e valente, vão buscar Jefté. Observe o diálogo entre eles nos versos 7 a 11 de Juizes.

Jefté ainda tenta espremer a ferida, mas os líderes da Gileade preferem seguir outro caminho: o da bajulação, do massageio de um ego ferido. Eles sequer ouvem as queixas de Jefté e já vão dizendo: “queremos que você seja o nosso líder”.

Doente e descompensado, Jefté vê naquela proposta uma oportunidade ímpar de dar a volta por cima, de ir à desforra contra aqueles que o machucaram tanto. Então faz uma proposta para eles: “se Deus me der a vitória e me torno o governador de vocês”. É nesse contexto que Jefté faz a mais famosa e irresponsável de todas as promessas:

“Se o Senhor fizer com que eu vença os amonitas, eu sacrificarei aquele que sair primeiro da minha casa para me encontrar quando eu voltar da guerra. Eu o oferecerei em sacrifício a ti”.

Jefté só tinha uma filha. E foi exatamente ela quem saiu primeiro ao seu encontro. E a desgraça caiu sobre toda a família. A vitória de Jefté fracassou.

CONCLUSÃO

O QUE ESSA HISTÓRIA NOS ENSINA?

1) Não é o lugar que faz a pessoa, mas a pessoa curada que faz o lugar. Nascer e viver em Gileade, terra da cura, não fez de Jefté um homem saudável. Do mesmo modo, viver dentro de uma igreja ou comunidade de fé não nos tornará saudáveis se nossos problemas existenciais não forem encarados, reconhecidos e resolvidos.

2) “Vitórias internas precedem vitórias externas” – Com a alma descompensada até podemos conseguir uma vitória aqui e outra ali, mas não conseguiremos mantê-las por muito tempo nem desfrutar plenamente delas.

3) Qualquer oportunidade que nos leva a ignorar conflitos não resolvidos é potencialmente perigosa. Antes de aceitar o convite dos líderes de Gileade, Jefté precisava resolver os conflitos e os traumas emocionais. Então ele iria agir pelas razões certas. E seria dirigido por um propósito saudável e não pelas carências da sua alma adoecida.

4) Fugir do problema no mínimo só o agravará mais. Quando diante do linchamento moral e emocional, Jefté decide fugir para Tobe, a cidade dos rejeitados, o que ele encontra não é a solução, mas a ampliação das suas feridas:

“Homens ordinários se juntaram a ele”. A Bíblia descreve isso como “um abismo que chama outro abismo” (Sl 42:7/RA).

5) Deus não vai intervir em nossas decisões, por mais estúpidas que pareçam, nem vai cancelar os votos que fazemos a Ele, por mais inconseqüentes que sejam, para que aprendamos a agir com responsabilidade. Em (Eclesiastes 5:4) a Bíblia diz: “Assim, quando você fizer uma promessa a Deus, cumpra logo essa promessa. Ele não gosta de tolos; portanto, faça o que prometeu. É melhor não prometer nada do que fazer uma promessa e não cumprir”.

Nossos conflitos e traumas se não resolvidos, resultará em uma ferida cada vez maior e consequentemente colocará vidas de pessoas que amamos em situação dificil. Que possamos nos examinar, pedindo a Deus que nos sonde e nos mostre quem verdadeiramente somos.

Mesmo que sejamos confrontados com algo que não queiramos admitir. Mas para sermos curados precisamos enfrentar o processo terapeutico de Deus.

Que o Senhor Jesus os abençoe.




sábado, 22 de maio de 2010

CADEIAS QUE ESCRAVIZAM A VIDA DO HOMEM

Prisões sem muro retratam algumas ações demoníacas sobre a vida do homem e da mulher sem DEUS, e daqueles que pensam que tem DEUS, pelo fato de terem um cartão de membro ou estarem presentes entre quatro paredes (templo). Nós somos a igreja templo do Espírito de Deus, nós que amamos a palavra e andamos por ela.

Desde quando foi expulso do céu (Ez 28:11-19), e veio como invasor a terra, satanás tem lançado prisões sobre a vida do homem, e queremos que você preste a atenção em algumas dessas prisões sem muros como nos revelou o Espírito do Senhor. (Detalhe importante estas prisões são compostas por palavras).


Deus te fez chegar a este estudo baseado na revelação do seu próprio Espírito, porque quer falar contigo, talvez você ou algum parente seu esteja preso por uma ou algumas delas; então leia com muita atenção.

Existem uma variedade incrível de prisões em que satanás vem mantendo cativos os seres humanos (sem DEUS), e algumas delas são:
SINDROME DO PÂNICO: Esta prisão tem por objetivo limitar o espaço das pessoas, mantendo-as cativas dentro de suas próprias casas, pois esta investida visa fazer com que a pessoa não deslumbre coisas que lhe façam entender que quem manda nesta terra é a igreja do DEUS VIVO, e que falta de espaço para atuar vai existir somente para satanás quando a igreja entra em ação, (Jo 8:36).

VICIOS: Esta cadeia visa escravizar o homem através da doença, pois todo vicio é maligno e nocivo à vida do homem, a ciência diz que o vicio leva a dependência, ou seja, você fica dependente daquele mal para viver, mas devemos crer que a única dependência que temos que ter é ao Espírito Santo de Deus e a palavra do Testemunho, pois o vicio mata, mas a palavra de DEUS e o Espírito Santo dão vida.

SENTIMENTOS: Talvez haja inúmeras pessoas presas nesta área que consideramos uma das mais vulneráveis na vida do ser humano. E a que o diabo mais procura investir, lançando setas malignas nos sentimentos e com isso levando muitas jovens a engravidar de namorados, homens e mulheres se meterem em casamentos no qual DEUS não está no negócio, e conseqüentemente causando muitos sofrimentos nas famílias.

Relacionamento em que ambos se espancam, sem amor, sem respeito, sem objetivo, sem fidelidade e sem comunhão; gerando assim traumas nas vidas que só DEUS, pode apagar inclusive dependendo do grau em que a pessoa esteja sendo atingida pode levá-la até mesmo a tentativa ou ao suicídio.

DEUS nos tem concedido por misericórdia a palavra de ciência e o dom de cura, por isso escrevemos baseados no que temos recebido do SENHOR, não de nós mesmos. Outro objetivo de satanás com essa cadeia é condicionar a vida das pessoas à outra, aceitando conselhos que muitas das vezes são inspirados pelo diabo, e levando-as a fazer coisas sem pensar nas conseqüências.
Nossas vidas têm que está condicionada somente ao Espírito do Senhor e a palavra do testemunho. (Jo 8:32).

PRISÃO NA MENTE: Este tipo de prisão acontece quando a pessoa aceita a palavra de satanás que passa então a condicionar as suas ações usando a mente e interferindo no que a pessoa passa a pensar, queremos aqui deixar bem claro que satanás não sabe o que pensamos, mas ele pode sugestionar palavras, se aceitas, vão influenciar nos pensamentos do homem.
Pois conhecer o que pensamos antes mesmo de pensarmos (Sl.139) só DEUS que é o­nisciente. Isto significa ser conhecedor de todas as coisas; atributo exclusivo de DEUS.

TRAUMAS: Há três maneiras de a pessoa ser atingida por traumas, que é outra terrível prisão sem muro de satanás. São elas pelo que a pessoa vê, ouve ou pelo que fala:

Pelo que VÊ:

Há certas ações demoníacas através de cenas (imagens) de fatos dolorosos da vida, que quando as pessoas vêem, funcionam como um flash que vão reproduzir as lembranças na mente (alma).

Sendo assim, sempre que lembrar-se do fato sentirá os sintomas e conseqüências, mesmo que já tenha passado muitos e muitos anos.

Pelo que OUVE:

Satanás fala, cuidado! E ele tem várias maneiras de falar. Ele pode estar presente em uma pessoa bem próxima a você e naquele momento usar uma palavra que fira a sua mente (alma).

E você se vê não conseguindo esquecer o fato e sempre que vê uma cena na tv, cinema, dvd, ao vivo e etc... a sua mente fica condicionada ao que ele falou a você, diretamente ou usando alguém que não tem o Espírito de DEUS.

Pelo que FALA:

JESUS disse: (Mt 15:11), o que contamina o homem é o que sai da boca, por isso os dois fios da espada que é um dos símbolos da palavra de DEUS, tanto pode ferir aos outros mas pode e vai primeiramente ferir a você. Cuidado com o que falas! Pois por tuas palavras serás julgado e por ela condenado.

Existem muitas outras prisões sem muros que satanás tem lançado por ai, mas cremos que com este esclarecimento básico irá despertar a sua atenção para o fato.

CONCLUSÃO

Creia no Espírito de DEUS, pois Ele é vivo, nos falará e nos ensinará todas as coisas. Pedindo sabedoria ao Senhor, Ele nos concederá discernimento e sobretudo equilibrio; em não espiritualizar todas as coisas pois o homem é um ser formado por corpo, alma e espírito.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

CONHECENDO AS FORTALEZAS DA ALMA (PSIQUÊ) PARA SER CURADO

Quando falamos de cura interior, falamos de cura da alma. Quando nos convertemos o nosso espírito é vivificado pelo Espírito Santo e é curado da culpa do pecado ( este é o maior milagre de Deus). Está livre para ter comunhão com Deus, mas na nossa alma ficaram feridas, lembranças, traumas, do tempo em que vivíamos na vida de pecado.

É importante descobrirmos várias verdades em nossa vida que precisam ser encaradas e enfrentadas. O Espírito Santo é o Espírito da verdade, ele nos revela quem nós realmente somos.

Tudo que Deus revelar durante este tempo, falhas de caráter, pessoas que você magoou, pecados encobertos, etc. Anote. Seja sincero com você mesmo, conheça a verdade e a verdade te libertará.

Todo homem é espírito, alma e corpo. O corpo é diferente da alma e a alma é diferente do espírito. O espírito humano é o ponto de contato com Deus. É através do espírito que o homem tem consciência de Deus e se relaciona com Ele. Deus é Espírito e só podemos perceber Deus no espírito.

A alma é tudo que o homem é. Sua personalidade. Seu ego. É o mundo dos pensamentos, sentimentos, e decisões. Através da alma o homem tem consciência de si mesmo. O corpo é a forma visível do homem. Com ele o homem se relaciona com o mundo exterior.

Nós não nos conhecemos! Nosso coração é pior do que parece. Sempre agimos pensando em agradar a nós mesmos. Até quando fazemos o bem. É importante reconhecermos que não nos conhecemos para pedirmos a Deus que nos mostre como somos terríveis e enganosos. Deus quer nos dar um coração novo.
Não confiemos em nosso coração. Que nosso coração não nos engane! "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9).

Temos vários mecanismos de defesa da velha natureza. Para não termos que enfrentar a verdade essa velha natureza caída destrói certos mecanismos de defesa para se proteger contra a ansiedade e o medo. Nos protegemos e enganamos a nós mesmos a fim de que não tenhamos que mudar.

Alguns mecanismos de defesa:

Negação: Negamos algo, mentimos a respeito, não queremos olhar para o problema, nem discutir a respeito, não admitimos que temos mágoas ou ressentimentos. Escondemos, camuflamos. Construímos muralhas em volta de nossos sentimentos para que ninguém descubra nossos fracassos. Deus sabe tudo. Deus sabe todas as coisas.

Racionalização: Não é tão direto como a negação, não é uma mentira direta. É mais sofisticado, tentamos dar razões que justificam o nosso comportamento, achando justificativas para tudo. “Se você não tivesse começado...” Há duas razões para tudo o que fazemos: Uma boa razão e a verdadeira. Nós não enganamos aos outros, mas a nós mesmos.

Projeção: É o pior de todos, avançamos um pouco mais no engano, culpamos os outros pelos nossos problemas. Projetamos nos outros os nossos defeitos. Dizemos que o problema é deles. Finalmente culpamos a Deus. Transferimos nossos problemas para alguém, achamos um bode expiatório. Para andar com Deus precisamos aprender a andar na verdade.

Nos sentimos confusos por não conseguir determinar a causa dos nossos conflitos e sentimentos, tais como: medo, mágoa, ira, culpa, vergonha, ansiedade, etc. Isto nos faz sentir mais culpados ainda, e não conseguimos ter um relacionamento sadio e específico com Deus. Ficamos como que em um nevoeiro.

Isolamento social: Tendência a voltar-se para si mesmos, evitando todo tipo de confronto da realidade, é uma forma de fuga dos próprios sentimentos. Exprime-se como falta de iniciativa, incerteza sobre o seu próprio desempenho falta de planificação, dedicação às coisas de rotina para fugir do novo, de mudanças.

Agressividade (entender como pedido de ajuda): Trata-se de curto-circuito entre o estímulo e a ação. São ações impulsivas, as cabeças, os atos autodestrutivos, as rebeliões provocativas, os desatinos obstinados. Podendo ser vista por dois ângulos

1- Com esse ato, a pessoa inconscientemente procura remover de si, toda consideração da realidade, sem planificação, ou seja, sem pensar "no que devo" ou "no que quero" fazer.

2- É o modo de admitir a própria dependência, e em um nível mais profundo, "é o medo da perda de si próprio".

Prepotência: É um pedido disfarçado. Um tipo de agressividade que trás embutido uma tensão a ser descarregada devido à presença de uma mensagem, mas que é por ele mesmo recusada. Essa mensagem pode ser vista como pedido de ajuda nas áreas de afeto, saúde física e mental, profissional, desejos e de relacionamentos.
Desafio: É uma reação de alguém que se sente ameaçado por alguma coisa ou pessoa, para assumir imaginariamente as suas qualidades, no caso o desafio. Sentindo-se um desafiador, reduz ou elimina o medo de continuar vivendo o seu papel, ou seja, de ver os supostos direitos agredidos.

Transferência ou sublimação: A pessoa pensa, sente e faz o contrário, do que instintivamente pensaria, sentiria ou faria. É também chamada transformação no contrário. É expressar um pensamento, afeto ou comportamento que na forma ou direção manifestada, são diretamente contrárias ao impulso inaceitável que está por de trás do tipo de conduta.

Esta defesa se reconhece pelo excesso. Exemplo - Esconder o medo com atitudes temerárias; insistir exageradamente sobre algum hábito ou uso indevido de álcool ou outras drogas, mais pela ansiedade, que por amor à verdade e ao bem.

Precisamos descobrir qual o ponto da necessidade específica, perceber qual é o verdadeiro problema a fim de tratarmos com ele. Não podemos confessar a Deus o que não reconhecemos para nós mesmos. Fazemos confissões generalizadas, damos e recebemos perdão também de maneira generalizada e acabamos tendo um relacionamento nebulosos, indistinto, generalizado com Deus..

A única maneira de enfrentar as mentiras é enfrentando a verdade. Não há cura enquanto não enfrentarmos a verdade. O Espírito Santo que habita em cada um de nós nos conduzirá a toda verdade. Se você não for honesto e não enfrentar a verdade e não tratar com a raiz do problema, você vai buscar mecanismos para esconder seu problema, como: drogas, álcool, sexo, etc.
COMO OBTER CURA INTERIOR:

1. Crer que Deus pode nos curar: Crer no amor e no poder de Deus. Crer na obra de Jesus. Ele é o autor e consumador da nossa fé.

2. Reconhecer que precisamos de cura: O pior doente é aquele que não se acha doente. Precisamos enfrentar a verdade. Ser específicos com Deus e conosco. Admitir nossos fracassos e tratar de frente. Reconhecer que estamos feridos. Que ferimos outras pessoas. Se dispor para Deus.

É certo que muitos ferimentos podem sarar com o tempo. Se a mente puder suportar conscientemente a dor quando esta se manifesta, com o passar do tempo a intensidade da lembrança pessoal irá diminuir. Haverá ainda a dor da recordação, mas perfeitamente suportável.

O tempo pode curar todas as lembranças (memórias) penosas não reprimidas e não infeccionadas. O que não pode ser enfrentado e suportado é negado.

3. Confiar nas pessoas que nos ministram (lideres vocacionados por Deus na área de cura interior), que podem nos ajudar. Ser transparentes e sinceros: No mundo não é prudente abrir nossos problemas com as pessoas. Mas no reino de Deus, Ele usa os irmãos para nos ajudar. Rasgar o coração: Aí vem o conselho de Deus nas nossas vidas.

4. Localizar a raiz dos problemas: Muitos dos nossos problemas são apenas galhos ou conseqüências de algo mais profundo. Se formos bem sinceros com Deus e conosco mesmo, saberemos de onde vem nossos problemas. Não tratar apenas com atos, mas com as atitudes.

5. Quebrar toda maldição e jugo satânico: Através da oração, rejeitar em nome de Jesus todo domínio satânico sobre sua vida.

ÁREAS QUE PRECISAM DE CURA: MENTE, VONTADE E EMOÇÕES
1. MENTE

Sede da alma, intelecto, pensamentos, memórias. Deus deu a capacidade para o homem pensar, raciocinar, refletir, criar. Com a queda do homem a mente foi canalizada para o mal. A mente foi corrompida por causa do pecado.

A mente é um campo de batalha, nela alcançamos vitória ou derrota. É tão importante que foi o primeiro alvo de satanás: Através da imagem e pensamentos. A imagem gera pensamentos. O pensamento gera sentimentos. O sentimento gera uma ação ou reação.

Os especialistas em propaganda dizem que se você despertar a emoção de um cliente com relação a um produto, ele já está 90% vendido. Esta sempre será a estratégia do diabo. Com imagens e pensamentos ele traz angústia, medo, insegurança, depressão, mágoa, ressentimento, rebeldia, pecado, etc.

É na mente que estão os elementos básicos para satanás destruir um homem: imagens e pensamentos (lembranças, traumas). Estas imagens serão sempre geradas no reino físico e os pensamentos serão misturados com engano, um pouco de verdade e um pouco de erro (distorção de valores).

Satanás quer enganar ao homem quanto:

Ao caráter de Deus (Imagem distorcida de Deus);

Quanto a si mesmo (Baixa estima, viver se enganando);

Quanto a seus semelhantes (Intrigas, ressentimentos);

Quanto a ele mesmo – satanás (fazer pensar que ele não é tão mau. Não existe).

Há duas pessoas disputando a nossa mente:Uma do lado de dentro – o Espírito Santo. e outra do lado de fora – satanás

O Espírito Santo habita no seu espírito e quer levar sua mente a ser cativa de Cristo, a submeter-se a Deus. Ele não obriga, não invade sem permissão, não constrange. Satanás usará todo tipo de sutileza para dominá-la e utilizá-la para o mal.

Seu objetivo principal é a distorção da verdade de Deus. O deus deste século cegou-lhes o entendimento. A mente é sua e você tem autoridade sobre ela. Você determina que tipos de pensamentos e imagens serão abrigados nela.

“Não posso impedir que os pássaros voem sobre a minha cabeça, mas posso impedir que façam ninho sobre ela”. A Palavra de Deus sempre apela para renovarmos nossa mente (Rm 12,2; Fil 4,8).
É na mente que estão arquivadas todas as nossas lembranças, boas e ruins. É na mente que estão alojadas as maiores fortalezas (complexos). É na mente que atuam vários tipos de espíritos.

ALGUNS TIPOS DE ESPÍRITOS QUE OPERAM NA MENTE:

orgulho, incredulidade, rebelião, amargura, crítica, inferioridade, ciúme, suspeita, fracasso, competição, sentimento de culpa, dúvida, auto-condenação, rejeição, ressentimento, insegurança, auto-piedade, timidez, fantasia, depressão, confusão, engano, mentira, ódio, medo de não ser aprovado, etc.

Quando chegamos para o reino de Deus trazemos muito "lixo mental" (na alma), e agora precisamos: Ajustar nossos pensamentos com os pensamentos de Deus (Isaias 55,8-9);

Precisamos ter a mente de Cristo. Santa. Pura; Ter a mente renovada pela Palavra (Rm 12,2).

Tudo o que fazemos e dizemos é reflexo do que está em nossa mente. Nossas decisões e atitudes estão refletindo o que ali se estabeleceu. Nossa mente é como um computador, só sai o que entrou, como um programa. A fonte que alimenta a mente deve mudar. Se alimentar com a palavra de Deus (reprogramar).

Características dos maus espíritos que atuam na mente: Os pensamentos de maus espíritos invadem, vem de fora para dentro. Entrando pela porta da mente. Pensamentos alheios a nossa escolha ou controle. Entram sem avisar (sugestão). É preciso rejeitar pelo exercício da vontade. Os espíritos demoníacos forçam, empurram, coagem o homem a agir imediatamente.

Algo repentino, como: atire-se pela janela, porque não joga o carro contra o outro. O Espírito Santo não obriga. Causam confusão mental, seus pensamentos se confundem, paralisando a mente e fazem com que a pessoa não pense de modo claro.

CONCLUSÃO

Se não exercêssemos controle sobre nossas mentes (alma), não haveria necessidade de que Jesus especificasse que o amor deve também partir de nossa mente. Muitos acham que o controle da mente pertence a Deus. no momento a partir da conversão (ao aceitarem Jesus como Salvador), (2 Coríntios 5:17). É ai então que começam os problemas. Vejamos o que a Palavra nos diz:

"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2).

No momento em que somos feitos novas criaturas, a recomendação do Espírito Santo de Deus é que renovemos nossas mentes (almas / restauração). Isto significa que nossa mente deve estar alinhada com a mente de Cristo.

sábado, 15 de maio de 2010

LIBERTA MINH'ALMA SENHOR...

"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que mama, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei...".(Isaias 49:15-16)

TRADUÇAO DA LETRA DA MÚSICA: I LOOK TO YOU (EU OLHO PRA VOCE)

Ao me deitar, O céu me ouve agora , Estou perdida sem uma causa, Depois de me dar por inteira, As tempestades de Inverno vieram, E escureceram meu sol, Depois de tudo que passei, A quem posso me voltar?

Eu olho para você, Eu olho para você, Depois que toda a minha força se foi, Em você posso ser forteEu olho para você, Eu olho para você, E quando as melodias se foram, Em você ouço uma canção, eu olho você Depois que perco a minha respiração, Não há mais porque lutar, Não há mais pensamentos de se reerguer

Procurando por aquela porta aberta E cada caminho que tomei, Levou-me ao desgosto, E não sei se irei fazer, Nada a fazer senão levantar a minha cabeça Eu olho para você, Eu olho para você, Depois que toda a minha força se foi, Em você posso ser forte

Eu olho para você, Eu olho para você , E quando as melodias se foram, Eu olho para você O meu amor foi todo destruído (oh Senhor), As minhas paredes caíram sobre mim Caindo sobre mim (a chuva está caindo) A chuva está caindo,

A derrota está chamando (me liberte), Preciso de você para me libertar Leve-me para longe da batalha , Preciso de você para brilhar sobre mim

Eu olho para você, Eu olho para você, Depois que toda a minha força se foi, Em você posso ser forte

Eu olho para você, Eu olho para você, E quando as melodias se foram, Em você ouço uma canção Eu olho para você Eu olho para você, Eu olho para você...

CONCLUSÃO:
Que canção (oração) linda não...

Whitney era evangélica da Igreja Batista e cantava no coral da igreja. A cantora se afasta dos caminhos do Senhor, e afunda-se nas drogas. Depois de ouvir esta canção você ainda tem dúvida do poder transformador e restaurador da palavra de Deus?

A sementinha que foi plantada em seu coração naqueles cultos matinais e as orações da mãe da cantora, estão germinando. Palavra da mãe da cantora: : "Não vou perder minha filha para o mundo, para satanás...

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, (Apoc 2.5).

Nesta passagem Jesus alerta a Igreja de Éfeso para que se recorde do ponto onde o primeiro amor esfriou. Este é um conselho também para nós, para que possamos detectar os pontos que nos afastam da comunhão com o verdadeiro Deus. As coisas estao dificeis para você ? Nâo perca tempo: LOOK TO GOOD. (OLHE PARA DEUS)









quinta-feira, 13 de maio de 2010

O PRAZER DE DEUS EM RESTAURAR VIDAS

O nosso Deus tem prazer em transformar vidas, mudar comportamentos, restaurar o homem... cada personagem bíblico que foi trabalhado por Deus foi transformado.
Alguns precisavam até mudar de nome: Abrão p/Abraão; Sarai p/Sara; Saulo p/Paulo;

Talvez a maior mudança no caráter tenha acontecido com um homem que era enrolão, mentiroso, enganador... Jacó para Israel! Tudo isso fala de transformação de caráter, transformação do interior, da alma.

Não adianta nada mudarmos exteriormente sem ter mudado interiormente! Muitos acham até que ninguém muda o caráter... Pois nós conhecemos um Deus que Muda...!

I – ATRAVÉS DE HÁBITOS SALUTARES

Ilustração: É como mudar um hábito alimentar... É necessário determinação, disposição, força de vontade... Talvez tenhamos exagerado, pois mudar o caráter é bem mais fácil...!

1.1Isso não acontece da noite para o dia, salvo exceções: Esse processo é uma Santificação que conquistamos dia após dia...;

1.2Isso não acontece sem “dor”: Mudar o caráter vai trazer “falsas dores” na carne, assim como na “crise de abstinência” no tratamento de dependentes químicos...;

1.3Isso não acontece sem esforço: É preciso lutar para mudar o caráter, mudar maus hábitos, livrar-se de influências pecaminosas...;

1.4 – Isso acontece adotando-se bons hábitos: “Os hábitos de um homem tornam-se seu caráter”; você é o que faz; Vejamos alguns hábitos a serem adotados: Oração, Adoração, Leitura Bíblica.

1.5
Isso acontece adotando-se “BONS AMIGOS”: (I Cor 15:33).

1.6 – Novas ações: Mudamos o nosso caráter quando mudamos as nossas atitudes! O Evangelho traz mudança de vida, mente (alma), comportamento, caráter... Conversão é “mudar de rumo”!

II- ATRAVÉS DA AÇÃO PODEROSA DE DEUS

Deus nos criou a Sua imagem e semelhança, mas com o pecado, essa imagem foi “desfigurada, deturpada, desviada”. Somente Deus pode restaurar a imagem d'Ele em cada um de nós, pois Ele sabe como nos fez, Ele nos conhece, Ele nos projetou...

Ilustração: Deus mostrou esse trabalho de transformação de caráter a Jeremias, levando-o a um Oleiro (Jer 18:1-6,11)!

Quando existe algum mau hábito que deforma o nosso caráter, devemos entregá-lo ao Senhor e confessar a Ele dizendo: Senhor.! Não Consigo sozinho(a) sem ti nada poderei fazer...

Neste momento Ele vem com sua misericórdia e amor e faz um milagre de transformação em nossas vidas.

CONCLUSÃO:

Deus mudou o caráter de vários líderes, sem nunca desistir deles, mas “Os Disciplinou”:

Moisés, Jacó, Davi, Pedro, eu, você, nós. Hoje, até no mundo secular as empresas tem valorizado as pessoas de bom caráter e estão descartando as de mau caráter.

Permitamos que o Senhor Jesus possa moldar nosso caráter, e através da intervenção do Espírito Santo, prossigamos a cada dia avançando no conhecimento pleno de sua vontade.

terça-feira, 11 de maio de 2010

ENSINA-LHES O CAMINHO EM QUE DEVEM ANDAR

Neste texto abordamos problemas relacionados à alma, adquiridos na infância e buscamos através do Espírito Santo uma visão clara e reflexiva dos males que muitas vezes nós pais, deixamos passar despercebido situações e atitudes na vida de nossos filhos, gerando assim, adultos com sérios problemas emocionais e de relacionamentos consigo mesmo e com outros.

Nossa oração é que no momento da leitura desta postagem o Senhor Jesus possa conceder-lhe sabedoria e discernimento para corrigir e acrescentar algo mais a criação de vossos filhos ou futuros.

Ministério Carvalhos de Justiça

A criança não é um adulto em miniatura, como dizem algumas pessoas. Ela é um ser humano em desenvolvimento, com personalidade prórpia em formação, possuindo idéias, interesses, aspirações, próprios de sua idade.

Se alguém não sabe dar valor a uma criança, reflete insensibilidade quanto ao significado da vida infantil, e pode projetar seus próprios traumas, adquiridos nos primeiros dias de vida.

Dessa forma, os pais devem procurar estudar e observar a vida de seus pequenos filhos, para, não só ensiná-los no "caminho em que devem andar" , como diz a Bíblia, mas, também, aprender com eles lições que só na escola do amprendizado da vida é possível assimilar.

REPENSANDO A CRIANÇA

Dorothy Law Nolte, com profunda inspiração sobre o valor da criança, escreveu:
"A criança que é sempre criticada, - Aprende a condenar.

A criança que é sempre hostilizada, - Aprende a agredir.

A criança que é sempre ridicularizada, - Aprende a ser tímida.

A criança que é sempre envergonhada, - Aprende a sentir culpa.

A criança que é tratada com tolerância, - Aprende a ser paciente.

A criança que é encorajada, - Aprende a ser confiante.

A criança que é elogiada, - Aprende a apreciar.

A criança que recebe um tratamento imparcial, - Aprende a ser justa.

A criança que vive com segurança, - Aprende a ter fé.

A criança que é aprovada, - Aprende a gostar de si mesma.

A criança que vive em meio à aceitação e amizade, - Aprende a descobrir o amor no mundo."

A poesia acima contém verdades muito importantes a serem observadas pelos pais.
Os pais alicerçados em Jesus precisam ser exemplo no trato com os filhos. A Bíblia nos mostra um texto muito interessante, no livro de Jeremias, em que vemos a expressão de Deus, em relação a seu filho Efraim, um tipo de Israel:

"Não é Efraim para mim um filho precioso? Criança das minhas delícias?
Porque depois que falo contra ele, ainda me lembro dele solicitamente;
Por isso se comovem por ele as minhas entranhas: Deveras me compadecerei dele, diz o Senhor"
(Jr 31.20).

Nesse versículo Bíblico, podemos destacar alguns indicadores do comportamento desejável dos pais para com os filhos, no sentido de valorizá-los, amando-os, e cuidando deles para que tenham personalidade firme e se sintam felizes. Vejamos:

1) VALORIZAÇÃO DO FILHO: "não é para mim um filho precioso?".

O fator valorização tem muito efeito na formação espiritual, emocional, moral, social e física dos filhos. Uma criança que é valorizada por seus pais tem normalmente uma auto-estima elevada.

Não se sente frágil, mas vê-se a si mesma como alguém que é apreciado, reconheciedo, mesmo que não entenda nada de conceitos psicológicos.

Quando Deus diz "filho precioso" fala de valor espiritual acima de tudo. Os pais devem entender que os filhos não são apenas resultado de de uma união biológica, muitas vezes fora de tempo desejável. Na verdade, como diz a Bíblia, eles são "herança e galardão do Senhor" (Sl 127.3).

Podemos dizer que os filhos são talentos vivos, entregues por Deus aos pais para que sejam trabalhados na sua formação espiritual e em todos os demais aspectos da vida. Assim como Deus vai cobrar de seus servos o que fizeram com os talentos materiais ou espirituais, da mesma forma, Ele vai cobrar dos pais o que fizeram com os filhos, pelos filhos e para os filhos, no sentido de que eles produzam frutos para Deus.

Nessa valorização, é necessário que os pais apreciem o que os filhos fazem, elogiem-nos no momento certo; conversem com eles, dialogando, trocando idéias; sendo-lhes afetivos e carinhosos.

2) SATISFAÇÃO PELOS FILHOS: "criança de minhas delícias".

Nesse aspecto, vemos a alegria de Deus por Efraim, seu filho pequeno. Da mesma forma, os pais devem demonstrar alegria pelos seus filhos. Louvar a Deus por cada um dos filhos; demonstrar alegria perante eles e perante as outras pessoas é fundamental para a valorização dos pequenos servos de Deus.

Certa mãe, chorando a morte de uma filha, disse para outro filho: "Eu preferia que , no lugar dela, fosse você que tivessse morrido". Aquela criança foi tomada de um sentimento tal de tristeza, que, durante toda a sua vida, foi atormentada por um sentimento de rejeição.

Aquelas palavras foram piores do que um espancamento físico. Sua mente foi golpeada por palavras duras e infelizes.

Esse tipo de comportamento é devastador para a formação dos filhos. Em lugar disso, os pais devem dizer aos filhos quanto os apreciam e são felizes por terem-nos em sua vida. Um sorriso , um gesto de amor valem mais do que brinquedos e presentes caros.

Quando o pai ou a mãe diz a um filho: "filho, eu amo você; estou alegre com você", isso provoca em sua mente um efeito psicológico positivo, que o faz sentir feliz. Seu cérebro produz uma substância que causa bem-estar emocional e físico. Ao contrário, quando o filho ouve palavras duras, sente-se dominado por emoções negativas, que o levam à frustração e à depressão.

Aliás, uma das causas que mais levam os adolescentes às drogas, à prostituição e ao descaminho é a falta de afeto, de amor e apreciação por parte dos pais. Vale a pena demonstrar alegria pela vida dos filhos, que são dados por Deus.

É preciso ter muito cuidado com a parte emocional e afetiva dos filhos, desde crianças. Já é conhecido um adesivo, colocado nos carros , em que está escrito: "Ame seu filho antes que um traficante o adote".

3) DISCIPLINA: "porque depois que falo contra ele..."

Há pais que pensam fazer o melhor para os filhos, deixando-os inteiramente á vontade, para fazerem o que bem querem. É um ledo engano. A disciplina faz parte indispensával da formação do caráter e da personalidade.

A Bíblia, em sua suprema sabedoria, manda disciplinar o filho, inclusive utilizando, se necessário, a "vara da correção". Diz a Palavra de Deus: "A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe"..."castiga a teu filho, e te fará descansar; e dará delícias à tua alma". (Pv 29.15,17).

Vários estudos modernistas têm dito que os pais não devem imprimir qualquer tipo de castigo , visando a disciplina dos filhos. Dizem que basta dialogar. Tal entendimento é irrealista, e contraria os princípios da Palavra de Deus para a criação dos filhos.

Se a Bíblia diz que os pais devem disciplinar os filhos, incluindo castigo físico, é porque esse deve ser o comportamento melhor para forjar o caráter e livrá-los do pecado e do inferno.

Evidentemente, o castigo físico (não significa espancar), no sentido estreito da expressão, só deve ser aplicado a crianças pequenas, até no máximo 8 anos, visto que , muitas vezes , não entendem a linguagem racional.

Precisam de um "estímulo" físico para entender. Jamais os pais devem bater num adolescente. Para esses, a disciplina corretiva aplicada pode ser a suspensão de alguma regalia, da mesada, do direito de assistir televisão, de sair com os colegas, de acessar a internet, etc.

Desse modo, no texto em análise, vemos que o mesmo Deus que considera Efraim "filho precioso", que se delicia com sua vida, também diz que fala "contra ele" ou seja, não concorda com os atos errôenos do filho.

É por demais importante que os pais procurem orientar os filhos, ensinando-os , primeiramente, pois disciplinar, acima de tudo, é ensinar o caminho, é discipular; depois, é necessário dar o exemplo.

4) LEMBRANÇA: "ainda me lembro dele solicitamente."

Isso fala da atenção que Deus tinha para com Efraim. Assim, os pais devem procurar ter atenção a seus filhos, lembrando-se deles, em suas necessidades, em seus anseios, em seus problemas.

A vida moderna tem levado muitos pais a se esquecerem de seus filhos, em função da agitação do dia a dia, do trabalho, do emprego, das tarefas domésticas, e , infelizmente, até por causa das atividades na igreja local.

Existem casos de mães e pais que se envolvem tanto nos trabalhos, que se esquecem de seus filhos. Esse é um grande problema decorrente do estilo de vida que domina as pessoas nesse tempo.

Uma jovem, filha de um médico, que enveredou pelo caminho das drogas. Levada a um centro de recuperação, ela se queixava da vida de seus pais, que não tinham tempo para sequer conversar alguns momentos sobre o que ela estava passando em sua vida.

No texto, vemos Deus dizer que se lembra de Efraim "solicitamente", ou seja com cuidado, com interesse, com zelo, com amor. É isso que os pais devem fazer para com seus filhos, principalmente por aqueles que estão em formação, como crianças e adolescentes. Naturalmente, os jovens, com mais dezoito anos, também precisam desse cuidado, dessa lembrança.

5) SENTIMENTOS ENTRANHÁVEIS: "por isso se comovem por ele as minhas entranhas...".

Certamente, o Senhor queria dizer que, com todo o cuidado que tinha por Efraim, sentia , no íntimo do seu ser, emoções profundas em favor de seu filho. O cuidado era tanto, que o Senhor se comovia por seu filho.

Esse comover-se faz com que os pais sintam-se emocionalmente bem ligados aos seus filhos, não deixando de lhes dar atenção e apreço.

6) COMPAIXÃO: "Deveras me compadecerei dele..."

Compaixão é sentimento pelo qual alguém sente paixão pelo outro e com o outro. Normalmente, quem se compadece de outro, é porque se identifica com seus problemas, com seus sofrimentos.

Os filhos, no mundo em que vivemos, passam por situações que merecem atenção e cuidado. Há sofrimentos entre os jovens, adolescentes e crianças, que precisam de pais compassivos. Muitos pensam que os filhos não sofrem nada, por serem crianças, adolescentes ou jovens, que estão na escola, cercado de amigos, ou que nada lhes falta. Pode até não faltarem bens materiais. Mas os pais precisam saber o que se passa na vida deles.

Uma jovem suicidou-se, e deixou um bilhete para os pais, pedindo-lhes perdão, mas dizendo que infelizmente não suportava mais viver no mundo, tão cheio de problemas e decepções. No entanto, os pais disseram que não sabiam que sua filha estava passando por algo que merecesse maior atenção.

No Japão, tem sido alto o índice de suicídios entre crianças. Os psicólogos estão estudando o problema, e já concluem que a causa é a vida dos pais, que, preocupados com a competição entre as pessoas, não dão atenção aos filhos.

CONCLUSÃO:

A valorização da criança é muito importante. Se os pais querem ver filhos sadios, espiritual, moral, social e fisicamente, precisam dar o valor que lhes é devido, desde crianças, conforme o texto bíblico nos sugere.

sábado, 8 de maio de 2010

ALIMENTADOS PELO CONSUMO DAS EMOÇÕES

"Porque, como imaginou na sua alma, assim é..." (Provérbio 23:7)

A linha entre o "ser" e o "ter" ainda será capaz de gerar muitas discussões neste universo onde, no dia-a-dia, as pessoas procuram relacionar-se. Aqui gostaríamos de abrir uma nova perspectiva para o "ser" e o "ter".

A idéia de que não devemos "ser para ter" ou "ter para ser", mas sim que devemos analisar mais profundamente aquilo que consumimos. Você está achando estranho falarmos sobre ter e ser e depois entrar com o que consumimos, não é?

Deixe-nos explicar o porquê: Muitas pessoas nos dizem: "eu quero ser antes de ter", - mas ter o quê? Outras pessoas dizem: "eu quero ter, depois vou ser", - mas ser o quê?

Todo ser humano se auto-constrói diariamente! Sim, o ser humano se constrói com cada pensamento que emite, com cada ação que pratica e com cada emoção que sente. Todas estas coisas nos são impostas pelas circunstâncias da vida ou nós as geramos individualmente, de acordo com o nosso estado de espírito.

Estamos, assim, exercendo um processo de consumo e utilização daquilo que faz parte de nosso universo. Quando damos muita importância para alguma ingratidão, passamos a consumi-la; quando damos muita importância para alguma tristeza, passamos a consumi-la também e o mesmo ocorrerá com todos os fatores que compõem a nossa existência como amor, ódio, certeza, incerteza, gratidão, ingratidão, esperança, desesperança, alegria, tristeza...

E nossas emoções e sentimentos são como nosso metabolismo: teremos saúde com uma alimentação sadia ou teremos deficiências com uma alimentação incompleta. A falta de algum elemento no consumo de certos alimentos normalmente causará danos ao nosso organismo levando-nos, muitas vezes, a ganhar uma nova companheira de viagem: uma doença.

Nosso alimento é o que refletirá nosso corpo e nossas emoções e sentimentos são o que refletirão nossa alma. Esses dois parceiros fazem sombra um ao outro e, quando se separam, podem causar danos às vezes, até, irreparáveis.

Vamos lá! Observe bem sua vida! Analise tudo que anda consumindo neste momento:

- Você tem mágoas espalhadas pelo seu coração?

- Você tem alguma tristeza guardada a sete chaves no seu pensamento?

- Você tem algo que deveria ter perdoado e não perdoou?

- Você tem alguém que gostaria de rever, mas não procurou? Entendeu o que abordamos com relação a consumo?

Pois é: tudo aquilo que você consumir através de seu metabolismo e de suas emoções um dia se refletirá, da mesma forma, na sua existência. É hora de escolher e vigiar! Nossa vida de espera, está debaixo da lei espiritual que diz que tudo aquilo que o homem semear, isto também ceifará (Gl 6.7).

É hora de conscientizar seu íntimo (interior) que você é aquilo que consome, tanto no corpo como na alma.

Dê um basta em tudo que possa poluir sua maneira de ser, seu interior. Se você pretende ser uma pessoa nutritiva, consuma coisas nutritivas tais como: A palavra de Deus, alimente-se com as verdades que ela ensina.

Alimente-se de atitudes nutritivas e de pessoas que possam acrescentar algo de bom a sua vida. Você pode! Você deve! E, principalmente, você merece, tenha absoluta certeza disso!

Que Deus os abençoe.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A PEDAGOGIA DE DEUS PARA CURAR UMA ALMA

Perder alguém, é a experiência mais traumática da existência humana. Mario Quintana- o poeta gaúcho sintetizou isto numa frase perspicaz "A morte chega pontualmente na hora errada".

(1 Reis 17.1-24)

0 texto de hoje nos remete ao encontro entre um profeta (Elias) e uma mulher viúva.

PROFETAS DE DEUS SÃO HOMENS QUE NAS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS, DEPENDEM DA GRAÇA DE DEUS.

Em (1 Rs 17.3-4) lemos: Na solidão existencial do isolamento, profetas de Deus aprendem a ser dependentes de Deus. Elias se alimenta do pão e da carne trazidos pelo animal mais imundo que existe na face da Terra. E alimentado por um corvo que é o símbolo e não por uma águia que é o símbolo do poder .

Profetas de Deus são homens que vivem de milagres. Aqui está a primeira “Tele-entrega” que a humanidade conhece.

Depois de aprender a viver na dependência de Deus (que é a vocação dos profetas de Deus) Ele recebe a sua primeira missão profética: visitar uma viúva (1 Rs 17.9).

Metade dos pastores que eu conheço desistiriam do ministério nesta hora. Dias e dias comendo um menu servido por corvo e este é o desafio profético...Senhor?

-A situação das viúvas é dramática na história da humanidade. Na índia algumas castas queimavam suas viúvas.

-As viúvas -no tempo de Elias- eram um pouco mais que amantes do cunhado (Dt 25.5,7-10).

PROFETAS DE DEUS SÃO HOMENS QUE VISITAM A CASA, A MALOCA, 0 CORTICO DOS ESQUECIDOS E PISOTEADOS DA SOCIEDADE E RESTAURAR-LHES A ESPERANÇA!

A situação nestas casas são trágicas. No verso 10 lemos: Profeta também tem sede e quando tem sede pede água. Olha eu sou de carne e osso e sinto sede de como qualquer mortal.

Nem só sinto sede como também sinto fome. Me dá pão ...Dona!!! (verso 11). Olha, a minha barriga também ronca. Uma picanha suculenta ao ponto é uma tentação para qualquer profeta.

Quando Elias confessa que também sente sede (verso 11) acontece a identificação entre o profeta de Deus e a filha de Deus.

Aí se rompem as barreiras e surgem as confissões das almas angustiadas (verso 12). Profetas de Deus são homens que são capazes de confissões mais escabrosas que se escondem nos porões das almas humanas.

Nesta confissão da penúria, da miséria, da falência material se esconde uma intenção trágica. Ela não diz: “A hora que o pirão acabar eu vou roubar”, mas “A hora que a gororoba acabar eu vou morrer”.

Em (Lc 4.24-26) nos diz que esta mulher era gentia. Nesta última refeição -de mãe e filho- se esconde uma intenção matricida!

PROFETAS DE DEUS SÃO HOMENS QUE NÃO ESCOLHEM LUGAR PARA DEUS AGIR POR INTERMÉDIO DELES!

Elias superou o preconceito. O que os da casa de Israel vão pensar? Na casa desta mulher anônima (como anônimos são todos os sofredores) Elias presenciou mais um milagre (1 Rs 17.15-16).

Antes Deus manteve Elias vivo pelo sobrenatural (corvos), agora dá e de forma natural (uma viúva estrangeira) e sobrenatural (farinha, azeite e botijas que nunca se esvaziam).

Comem tanto bolinho que o menino adoeceu. Adoeceu e morreu (v. 17). 0 colesterol e a gastrite matam em qualquer época. Deus estava dando o milagre da alimentação, mas não estava dando o milagre da saúde! E aqui surge a dor da perda humana.

PROFETAS DE DEUS SÃO HOMENS QUE, AO INVÉS DE ACUSAR CORAÇÕES DESTROÇADOS, LUTAM COM DEUS.

A) Quando morre o filho da viúva, as feridas "interiores desta mulher afloram". (v. 18) Ela era uma mulher que tinha mágoas profundas com Deus dentro dela. Lembranças machucadas são reveladas.

B) A atitude de Elias só pode ser a atitude de um homem de Deus. Ele pega o menino, sobe para o quarto e luta com Deus (v. 19-21).

C) E aí acontece o primeiro milagre da ressurreição na Escritura Sagrada. E vocês sabem qual é a surpresa deste texto.

A ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO É UMA EXCELENTE NOTÍCIA A QUALQUER CORAÇÃO ENLUTADO.

Quando ela vê o filho vivo, aí recém acontece a sua verdadeira cura interior e conversão.

0 milagre do azeite, da farinha e da "dispensa" pode até lhe ter impressionado, mas foi só.

0 encontro dela com Elias foi planejado por Deus. Ela, mulher, viúva e estrangeira -numa seca medonha- precisava ver o poder de Deus. A ressurreição do filho reatou laços que ela havia perdido com Deus.

O QUE 0 TEXTO QUER DIZER PARA NÓS HOJE NESTE DIA DE REFLEXÃO?

Deus providência alimento das formas mais esquisitas possíveis (corvos, dispensas acanhadas de viúvas, etc).

Corvos, panelas, botijas e ressurreição são assuntos importantes neste texto. Porém, o mais importante é a cura da alma de uma mulher.

Ela estava machucada, ferida (verso 18) e decepcionada. Ela estava distante de Deus e Deus queria resgatá-la, curá-la.

Muitos profetas batem a nossa porta. E alguns fazem "milagretes" fantásticos. Mas cuidado! Profeta que não coloca a nossa alma diante de Deus, diante de Jesus Cristo, é o diabo disfarçado de anjo (1 João 1.7-11).

Os profetas de Deus nem sempre trazem fortunas, fausto e opulência. 0 texto não diz que quando Elias chegou a mulher ele contratou empregadas, construiu jardins, redecorou a casa e esta virou a maior mansão de Sarepta. A maioria dos milagres de Deus são discretos, não são milagres fanfarrentos!

Nesse dia de reflexão sobre a vida Deus poderia ter-me colocado em milhões de lugares neste mundo. Colocou-me aqui, exatamente aqui, diante de vocês e a pergunta é:

0 que é que nós precisamos perder para voltarmos a conversar com Deus? 0 que é que Deus precisa nos tirar para novamente aprendermos a lutar com Deus?Amados!

A pedagogia de Deus é loucura! Esta mulher quase perdeu um filho para voltar, para curar-se, para se reencontrar e para retornar ao coração de Deus! A história desta mulher termina com a ressurreição do filho! E a nossa como vai terminar?

Séculos mais tarde Deus enviou um profeta maior que disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"! Quem seguir este profeta viverá eternamente! vamos orar ao profeta da vida!





RUBEM OLINO