quinta-feira, 24 de março de 2011

ARREPENDIMENTO PRODUZ VIDA / REMORSO GERA MORTE

Existe uma diferença entre arrependimento e remorso. O arrependimento produz vida; o remorso desemboca na morte. Através do arrependimento o indivíduo ganha vida em Deus; pelo remorso a pessoa foge de Deus para a morte.

O arrependimento conduz o homem ao céu; o remorso o leva ao inferno. Não houve diferença entre o pecado de Pedro e o de Judas. Pedro negou Jesus, Judas o traiu.

Mas, houve grande diferença na maneira deles lidarem com o pecado. Pedro arrependeu-se, Judas encheu-se de remorso. Pedro vomitou o veneno, Judas engoliu o veneno. Pedro foi perdoado e salvo, Judas cometeu suicídio e pereceu eternamente.

O verdadeiro arrependimento envolve três elementos fundamentais:

Primeiro lugar: O arrependimento é uma mudança intelectual e de conceito. A palavra grega para o arrependimento, “metanóia”, significa mudança de mente.

Por meio do arrependimento compreendemos que o diabo é um embusteiro e o pecado é uma fraude. Por trás da sedutora isca do pecado existe o anzol da morte.

Compreendemos também que o pecado é maligníssimo e pior do que a pobreza, a solidão, a doença e a própria morte, pois todos esses males não nos afastam de Deus, mas o pecado sim, ele faz perecer eternamente aqueles que se agarram a ele.

Segundo lugar: Arrependimento é mudança de emoção. "A tristeza do mundo produz morte, mas a tristeza segundo Deus conduz à vida" (2 Co 7.10). O arrependimento produz uma insatisfação no coração do indivíduo que peca de tal forma, que a pessoa rompe com o pecado e corre para os braços de Cristo.

Sem arrependimento a tristeza pelo pecado afunda a pessoa ainda mais no pântano do desespero, enrolando-a num cipoal, prendendo-a com cordas e correntes tão grossas que ao fim, ela se capitula vencida, quebrada, arruinada e perdida.

O fim dessa linha é a morte e a própria perdição eterna. Porém, quando uma pessoa se arrepende, ela passa a fugir não apenas das consequências do pecado, mas do próprio pecado. Ela vê o glamour do mundo como esterco e não se deleita mais nos seus manjares, pois sabe que a aparência do mundo passa, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Terceiro lugar: O arrependimento é mudança de vontade e não apenas um sentimento intelectual e emocional. O verdadeiro arrependimento atinge a vontade. É dar meia volta e voltar-se para Deus. Judas deu os dois primeiros passos do arrependimento. Ele reconheceu que tinha traído sangue inocente, confessou o seu pecado e sentiu tristeza por causa dele, a ponto de devolver o dinheiro recebido pela traição, porém, não deu o último passo, não se voltou para Jesus, não pediu perdão, não mudou sua conduta.

Apenas a consciência do erro e a correspondente tristeza gerada pelo pecado não são suficientes, é preciso tomar uma decisão. É preciso exercitar a vontade e correr para os braços de Deus. O filho pródigo caiu em si e voltou para a casa de seu pai, se ele tivesse apenas lamentado sua condição e permanecido na pocilga, teria perecido. Mas ele voltou e encontrou o abraço da reconciliação, o beijo do perdão e a festa da salvação.

Você já se arrependeu de quem você é e do que você tem feito contra Deus? Você tem produzido frutos dignos de arrependimento? Ou ainda se deleita naquilo que Deus abomina? Ninguém pode crer em Jesus sem antes se arrepender de seus pecados.

Não há fé salvadora sem arrependimento. A porta do céu jamais se abrirá para aqueles que não entrarem, pela porta do arrependimento. Hoje ainda é tempo de se arrepender. Ainda é um dia de graça. O que você está esperando?

p/: Pr. Jonas Ramos de Oliveira

quarta-feira, 16 de março de 2011

SANSÃO FERIDO PELO OLHAR

A Bíblia fala de muitas pessoas que tiveram feridas abertas em sua alma. Uma dessas pessoas foi Sansão. Quem abriu essa ferida foi o seu sogro. Uma ferida aberta em seu coração e passou a dominá-lo.

O sogro de Sansão pegou a filha a entregou a outro (Juízes 14:20).


A grande tragédia na vida de Sansão, foi ele nunca soube lidar com esta ferida, que foi dia a dia crescendo e passou a controlá-lo. Ele permitiu que aquela ferida se tornasse sua própria existência.

Ele tornou-se espiritualmente fraco, apesar de fisicamente forte. Sansão era um verdadeiro homem de Deus, mas perdeu isso, perdeu também a unção dada por Deus em sua vida. Com isso ele cavou sua própria ruína.

Outra pessoa com grande ferida podemos encontrar em (João 4:1-24). A mulher samaritana.
"Disse Jesus a mulher: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.

Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta"
A multiplicidade de parceiros é um sintoma de grande ferida, Jesus como médico dos médicos estava ali para salvá-lo, curá-lo.

Feridas abertas na alma afetam diretamente o nosso relacionamento com outras pessoas e com Deus.

Feridas abertas se ignoradas e escondidas podem seguir para um estado decomposição e prejudicar outras partes do nosso corpo. Podem até mesmo levar à morte se escondidas por muito tempo.

Se você tem uma ferida escondida em sua alma faça isso se tornar público, alguém precisa saber, porque isso pode te levar à destruição. Conte a alguém, abra o seu coração.

Devemos falar para Jesus toda a verdade. Jesus quer abençoar, quer nos ouvir, mas quer também curar. Jesus diz: Como eu queria tocar! Queria tanto que ele confessasse!

Feridas abertas se ignoradas e escondidas abrem uma imensa avenida para o inimigo das nossas almas. Essas feridas constituem-se numa excelente oportunidade para Satanás trazer em nossas vidas descrença, amargura, rancor, ingratidão.

Quando ignoramos as feridas de nossa alma rejeitamos o tratamento oferecido por Deus estamos dando boas vindas à presença do inimigo em nosso espírito.

Isso aconteceu com Sansão. Ele fechou seu coração para Deus. Ele se tornou um homem com sede de vingança. Naquele momento ele estava carente e Satanás providenciou uma outra mulher para ele.

Ele entregou o seu coração àquela mulher, e assim entregou o seu segredo a ela, e o resultado está descrito na Bíblia. O segredo era entre ele e Deus. E quando ele fez isso perdeu sua força e por conseguinte perdeu sua unção.

Feridas abertas na alma não são curadas pelo tempo. O tempo por si só não cura feridas da alma.
Isso só poderá ser resolvido quando esta pessoa abre o coração e confessa o seu pecado e sua dor para Jesus.

Feridas abertas na alma não são curadas por pessoas. A mulher samaritana por exemplo acreditou que outros homens poderiam curar sua feridas. Não curou. Não resolveu. Se Jesus não tivesse entrado na vida desta mulher, ela continuaria a multiplicar cada vez mais o número de homens em sua vida e os problemas de alma seriam maires ainda.

Jesus cura! Jesus resolve!

Feridas abertas na alma só podem ser tocadas, tratadas e curadas pelo Senhor Jesus. Só Jesus tem acesso à nossa alma, ele sabe onde realmente precisamos ser tocados, porque o seu sangue é restaurador e purificador.

As feridas precisam ser tocadas para que sejam curadas. Jesus quer te tocar. É um toque de amor, de perdão, de paciência, da restauração.

Deus quer conversar com cada um sobre nossas dores. Ele se importa com nossas feridas. Jesus diz: Filho, onde está doendo? E muitas vezes respondemos tudo menos aquele ponto que realmente está doendo.

Jesus veio a este mundo, derramou o seu sangue, o sangue que é capaz de curar todas as nossas feridas.

Jesus vem ao nosso encontro, pode ser através de um louvor, de uma mensagem.

Devemos responder a pergunta: Você quer ser curado? Jesus já sabe onde está a dor, mas ele quer ouvir de nós. Se confessarmos nossos pecados ele é fiel e justo para perdoar.

Cristãos também têm feridas na alma.

E o Pai está dizendo: Vem filho, eu quero te abençoar, eu quero te restaurar, quero te curar!

Jesus te abençoe !!!

terça-feira, 8 de março de 2011

QUANDO A "ALEGRIA" DA LUGAR AS CINZAS

(Lucas 12:16-21)"Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus."


Estamos vendo o final de mais um carnaval e com ele os mesmos resultados e consequências desastrosas e danosas para toda a sociedade. Após o Carnaval, só sobram cinzas, resultado da "queima" da carne com toda sorte de pecados, "queima" de vidas preciosas, pois no carnaval aumentam os acidentes de trânsito, os assassinatos e a "queima" de dinheiro, principalmente do dinheiro público, pois os nossos governantes usam os recursos públicos para promover toda essa festa da carne. Que balanço você faz do carnaval?

Toda essa festa nos faz lembrar da "Parábola do Agricultor Louco" que só pensava em descansar, comer, beber e regalar-se.

I - CARNAVAL: DA ALEGRIA À TRISTEZA

O agricultor da parábola contada por Jesus, conforme o registro de (Lucas 12:16-21), teve uma colheita abundante naquele ano e isso muito o alegrou e toda aquela alegria o levou a festejar e a dizer à sua alma: "Alma tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te", agora era só festa.

Mas Jesus encerra essa Parábola com um alerta: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma". E assim, toda aquela alegria se converteria em pranto, tristeza e dor pelo fim inesperado e uma eternidade incerta.

Assim é com todo aquele que só se preocupa em "descansar, comer, beber e regalar-se", negligenciando assim o cuidado com a sua vida espiritual, com o futuro da sua alma. Você tem cuidado da sua vida espiritual? Com que você tem alimentado a sua alma?

Os foliões no carnaval são só alegria. Pulam, dançam, se drogam, tiram a roupa e se esbaldam entregando-se aos prazeres da carne nas suas mais variadas formas.

Agora então vem a quarta-feira de cinzas, vem o fim de toda essa folia e toda essa alegria vai embora, ficando apenas a tristeza pelas consequências do pecado. E aí, uma voz lá no fundo da alma diz:

E agora, tudo o que tu tens feito, para que serviu? Será que valeu a pena toda essa alegria? Mas eis uma boa notícia: Ainda temos uma chance para mudar o destino eterno da nossa alma, bastando para isso ouvir a voz de Jesus e aceitar o Seu convite e nos converter a Ele de todo o nosso coração.

II - CARNAVAL: DO PRAZER AO SOFRIMENTO

O período do Carnaval é um tempo em que as obras da carne afloram nas suas diversas formas, parece haver um consenso na sociedade em que o Carnaval é tempo de se liberar completamente para os prazeres carnais onde tudo é permitido, é aceito sem nenhum constrangimento ou vergonha.

E aí vemos homens se travestindo de mulher, mulheres tirando a roupa pelas ruas, pelos sambódromos, drogas sendo consumidas, muitos fazem uma verdadeira competição para ver quem beija mais, quem pratica mais sexo livre e irresponsável.

E todo esse "prazer" tem o apoio da sociedade, o governo determina feriado, o país para, os canais de televisão dão total cobertura dia e noite, tudo em nome do Carnaval, tudo em nome desse prazer.
Mas e depois do Carnaval, depois de toda essa festa, de todo esse prazer, o que sobra mesmo? Qual tem sido a colheita de muitos desses foliões? O que as famílias tem colhido do Carnaval? (Gálatas 6:7-8).

Na Parábola do Agricultor Louco, Jesus o alerta para que ele pudesse se preparar, pois depois de todo aquele prazer da sua alma, viria as consequências da sua negligência espiritual, do "entesourar para si mesmo".

Muito semelhante ao prazer do Carnaval, pois depois dele, vem as cinzas da tristeza, do lamento, da dor, do sofrimento e muitos terão que levar essas consequências para o resto das suas vidas.

Na vida, tudo passa, os prazeres acabam, a carne enfraquece e morre, mas Deus e a Sua Palavra permanecem para sempre! Decida agora entregar a sua vida a Jesus, converta-se ao Senhor enquanto é tempo!

CONCLUSÃO:

Ao final da Parábola do Agricultor Louco, Jesus faz um importante alerta: "Esta noite te pedirão a tua alma"! Mais um Carnaval passou e hoje Jesus te dá mais uma oportunidade para você se converter, para você receber o perdão e a salvação eterna. Você deseja tomar essa decisão agora?
p/: Aps. Wagner & Eunice

terça-feira, 1 de março de 2011

OS 3 INIMIGOS DA NOSSA ALEGRIA ESPIRITUAL

A Bíblia fala muito sobre alegria, pois Deus a considera muito importante. Se você visitar igrejas hoje à procura de sinais de alegria e sons de riso, poderá ficar desapontado. Em muitos "templos", rir é quase um pecado. Vivem cheios de tristeza, desanimados, reclamando da vida e das circunstâncias, muitas vezes sentem-se oprimidos.

Infelizmente muitos cristãos vivem debaixo de um jugo de sofrimento, "carregando a cruz", "caminhando para Canaã", sem terem a alegria da salvação. O cristão verdadeiro é uma pessoa alegre, e Deus tem muito a nos dizer sobre isto. Há um forte e poderoso vento soprando, e este mover do Espírito Santo está trazendo de volta para à igreja uma alegria transbordante e contagiosa. O Senhor tem visitado o seu povo e quando o Espírito Santo é derramado, há alegria.

Não quer dizer que você tem que andar todo tempo rindo, dando gargalhada, rolando no chão, mas tem que existir uma alegria dentro de você.

Quem são os 3 inimigos da Alegria Espiritual?

1. O ciúme e a inveja - (Ex.20:17)

Cobiçar o que os outros têm é uma das grandes razões pelas quais as pessoas perdem a alegria. Deus quer que amemos aquilo que temos (família, dons, habilidades, etc) e não aquilo que pertence às outras pessoas. Será que é errado desejarmos as mesmas coisas que outras pessoas têm?Não! Desde que isso não nos torne invejosos.

Inveja é um sentimento de desgosto pela felicidade de outra pessoa. Inveja também é um desejo violento de possuir algo que o outro possui. Desfrute no Senhor como Ele te fez e com aquilo que te deu. Sempre queremos o que as outras pessoas têm, mas não queremos fazer o que elas fizeram para obter o desejado. Invejar as bênçãos que outra pessoa recebe nos impedirá de receber nossas próprias bênçãos.

2. A ira pecaminosa - (Ef.4:26-27)
A ira pode ser definida assim: "Uma intensa sensação de desprazer, seguida de mágoa e ressentimento".

Nós não acordamos pela manhã e dizemos: Acho que vou ficar irado agora.A ira é uma resposta a algum acontecimento infeliz da vida que nos trouxe irritação, frustração ou desconforto.

Existem na verdade 2 tipos de ira: A ira saudável e a ira pecaminosa. A ira saudável é aquela que gera uma santa indignação, acompanhada por uma atitude de amor que traz benefícios às pessoas e a sociedade de uma maneira geral. É sempre acompanhada de ações recheadas de amor, enquanto a ira pecaminosa é cheia de insulto, gritaria, fúria e destruição.

(Pv. 15:1) “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.

Lembre-se: A Ira não é pecado em si, você não precisa justificar quando estiver irado. Se no momento da ira simplesmente agirmos por impulso, a resposta certamente será negativa e destrutiva.

(Pv. 29:11) - "O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lhe reprime”. Reprimir é recusar tomar as atitudes que normalmente tomaríamos se tivéssemos irados.

3. A falta de perdão – (Hb 10:17)

Uma das razões para a falta de alegria em nossas vidas e na igreja é a falta de perdão, pois quebra a comunhão e impede o fluir de Deus.Qual é o preço para receber o perdão de Deus? O único preço aceito por Deus é o sacrifício de Jesus.

Quem não se perdoa na verdade está desvalorizando o sacrifício de Jesus na Cruz, pois se sua morte foi o suficiente para Deus, por que não é o suficiente para você? O sacrifício de Jesus foi completo e perfeito, e através de seu sacrifício eu tenho completo perdão.Quem não se perdoa também não perdoa ninguém.

O pior é que muitos não conseguem perdoar nem aqueles que estão dentro da própria casa (filhos, pais, maridos, esposas). Depois de alguns anos de ministério descobri que tem muita gente ressentida com Deus, principalmente aquelas que tiveram muitos desapontamentos na vida.

Algumas pessoas acusam à Deus por sua infelicidade, e é justamente isso que o diabo quer. Ele trabalha para que as pessoas tenham uma idéia errada de quem é Deus. Se você quer alegria em sua vida, tem de acreditar que Deus é bom e que Ele recompensa aqueles que o buscam de todo o coração.

A alegria encherá a sua vida quando você desistir de buscar respostas pelas coisas ruins que aconteceram.Não importa o que esteja acontecendo em sua vida agora, mesmo que você não compreenda não culpe a Deus, pois Ele é justo e bom.

CONCLUSÃO

A alegria é muito mais do que nos sentirmos bem. Ela fortalece nosso testemunho, melhora a nossa aparência, nossa saúde e a nossa qualidade de vida. Nos deixa mais bonitos, mais saudáveis, mais fortes, mais criativos, contagia as pessoas e muda o ambiente.
Está intimamente ligada com a força. Muitas pessoas estão fracas porque estão buscando a felicidade do mundo em lugar de buscar a alegria do Senhor. Ter alegria não se trata de apenas um sentimento, mas é uma decisão.

(Fp 4.4) O crente deve regozijar-se e fortalecer-se, meditando na graça do Senhor, sua presença e suas promessas. Não podemos deixar o diabo roubar nossa alegria, independentemente do que esteja ocorrendo em nossa vida, precisamos permanecer alegres o quanto pudermos, e assim teremos força para enfrentar o que vier aí pela frente. “Porque a alegria do Senhor é a nossa força”.

APLICAÇÃO PESSOAL

Como você se sente quando alguém conta que recebeu uma grande benção?
Quantos já fizeram alguma coisa sob o efeito da ira e depois se arrependeu?
Existe em sua vida alguma área que seja preciso receber ou liberar o perdão, que possa estar impedindo a sua alegria?



P/ Pr Silvio Galli